Instituto Pensar - PIX atinge 253,5 milhões de chaves cadastradas, diz diretor do BC

PIX atinge 253,5 milhões de chaves cadastradas, diz diretor do BC

por: Vitoria Carvalho 


Foto: Reprodução

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos capitaneado pelo Banco Central (BC), atingiu 253,5 milhões de chaves no último mês, com 87,6 milhões de cadastros feitos por pessoas físicas e 5,8 milhões de empresas.

Os dados prévios foram divulgados pelo diretor do BC João Manoel de Pinho Mello durante participação em evento da Fundação Getulio Vargas (FGV). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7).

Mello informou que os dados oficiais, que serão divulgados nos próximos dias, apontam que foram feitas 2 bilhões de transações, movimentando R$ 1,4 trilhão desde novembro de 2020 até o último dia de maio.

PIX ganha cada vez mais força no comércio

Em novembro de 2020, 87% das transações eram feitas entre pessoas (P2P) e 5% eram de pessoas para empresas (P2B). Agora, 75% são de P2P, e 12% são de P2B.

Mello comentou que as transações ainda ocorrem em maior número entre pessoas e pequenos empreendedores, por não terem acesso a muitos arranjos de pagamento, assim como por grandes varejistas, que precisam e têm condições de oferecer várias opções de pagamento.

Agora, com a padronização em vigor da funcionalidade do QRCode e as pessoas pedindo para pagar via PIX, o diretor do BC espera que o "meio? ? as empresas de médio porte ? comecem a apresentar mais transações.

Pix Troco e Pix Saque

Recentemente, o Banco Central divulgou duas novas funcionalidades para ao sistema de pagamento instantâneos: o Pix Saque o Pix Troco. As mesmas vão começar a funcionar ainda em 2021.

O Pix Saque é a modalidade em que o usuário pode retirar dinheiro em espécie. Para isso, ele precisa ir até um estabelecimento comercial conveniado ao serviço. Ao encontrar um lugar compatível com a disponibilidade de saque, o usuário pode fazer uma transferência Pix do valor por meio do QR Code, e assim receber o dinheiro do Agente de Saque.

Além disso, não vai ter limite para a quantidades de saques. No entanto, o BC define um valor máximo de saque diário de R$ 500 por usuário. O Agente também pode definir o valor que vai ter disponível para saque. Dessa forma, não vai ser penalizado caso não possua disponibilidade para saque.

Já o Pix Troco é a modalidade que vai ser disponibilizada para empresas e estabelecimentos comerciais. Por meio dessa modalidade, o usuário pode fazer uma compra, pagar via Pix e receber o valor do troco em espécie.

Com informações do G1




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: